segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Histórias da Casa Branca: Quanto vale Susan Rice?

TEXTO PUBLICADO NO SITE TVI24.PT, A 30 DE NOVEMBRO DE 2012:


É tradição, na política americana, que as administrações mudem boa parte da sua composição, do primeiro para o segundo mandato de cada Presidente.

Aconteceu com Reagan, com Clinton, com Bush filho - e voltará a acontecer com Obama.

Três semanas depois da reeleição, e quase dois meses da tomada de posse, é já certo que a segunda Administração Obama sofrerá alterações de relevo.

Entre os quatro postos politicamente mais influentes (Diplomacia, Defesa, Tesouro e Justiça), só Eric Holder está confirmado para segundo mandato como «attorney general».

Na Defesa, Leon Panetta (que substituiu Robert Gates a meio do primeiro mandato de Obama, vindo da CIA) está de saída.

Apontam-se três pesos pesados de Washington para uma sucessão difícil, atendendo aos cortes profundos que o Pentágono está a preparar.

A hipótese mais forte é John Kerry, senador pelo Massachussets, nomeado presidencial em 2004 e um dos membros do Capitólio com maiores credenciais em política externa. Kerry é forte apoiante de Obama e na campanha de 2012 desempenhou o papel de Romney, na preparação para os debates.

Jack Lew, atual ¿chief of staff¿ da Casa Branca, é outro nome falado. Mas Obama pode vir a escolher para o Pentágono uma velha amizade: Dick Lugar, republicano moderado, que tem o respeito dos democratas por nunca ter alinhado na deriva direitista do GOP dos últimos anos.

Um dos senadores mais experientes do Capitólio, Lugar foi dos primeiros a apostar em Obama, apesar de ser do partido rival: quando o então jovem Barack chegou ao Senado, em janeiro de 2005, teve a oportunidade de trabalhar com o ¿decano¿ senador republicano numa proposta bipartidária de desarmamento nuclear.

Dick está de saída de Washington, depois de não ter conseguido, sequer, a nomeação republicana para concorrer pelo Indiana (perdeu as primárias para Todd Akin, o tal que disse que as mulheres tinham «formas naturais de abortar depois de uma violação).

Se Obama optar por Lugar para secretário da Defesa, dá fortíssimo sinal aos dois campos políticos de que pretende chegar a plataforma bipartidária, depois do grave impasse político do primeiro mandato.

Nas finanças, Tim Geithner manter-se-á até à tomada de posse, mas já informou o Presidente que não está disponível para segundo mandato. Larry Fink (CEO da BlackRock) e Roger Altman (presidente da Evercore Partners) seriam duas escolhas para agradar a Wall Street, mas corre em Washington a tese de que Obama tem excelente oportunidade para dar um «toque feminino» às contas públicas americanas.

E há boas opções se for uma mulher a mandar no Tesouro: Christina Rohmer (a principal conselheira económica da primeira Administração Obama), Laura D¿Andrea Tyson (conselheira na Administração Clinton) ou Janet Yellen (adjunta de Ben Bernanke na Federal Reserve).

Mas a grande questão reside em quem será o próximo chefe da diplomacia. Depois de Madeleine Albright, Condoleeza Rice e Hillary Clinton (só com Colin Powell pelo meio), é muito provável que continue a ser uma mulher: Obama tem como primeira escolha para o Departamento de Estado a atual embaixadora americana na ONU, Susan Rice.

A confirmar-se, é uma mudança natural: Bill Clinton fez exatamente o mesmo tipo de escolha após a reeleição, ao convidar a então embaixadora na ONU Madeleine Albright.

O problema é que Susan Rice tem anticorpos no Partido Republicano, depois do «caso Bengasi». O senador John McCain chegou a garantir que fará «tudo para impedir a nomeação de Susan Rice», tendo mesmo tido uma deselegância pouco habitual a este nível, ao dizer que «a embaixadora Rice não é especialmente dotada».

A expressão terá enfurecido o Presidente, que já veio publicamente defender a reputação de Susan Rice, deixando sinais de que irá mesmo nomeá-la para o importante posto de secretária de Estado

Sem comentários: