terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Histórias da Casa Branca: Gingrich ressuscita na Carolina do Sul


Um leão nos debates, mais mobilizador que Romney no discurso e na mensagem: Newt Gingrich aproveitou território conservador e venceu folgadamente na Carolina do Sul. Quem ganhar na Florida, já no dia 31, assume o estatuto de favorito à nomeação


Gingrich ressuscita na Carolina do Sul

Por Germano Almeida


Mitt Romney descolou cedo dos opositores e terá uma nomeação descansada. Certo? Errado! Quem pensava que, desta vez, os republicanos seriam rápidos e previsíveis na escolha estava completamente enganado.

A Carolina do Sul voltou a mostrar o seu enorme peso na história das primárias republicanas – e gerou uma alteração dramática no curso desta corrida.

O primeiro sinal foi dado dias antes, com a recontagem no Iowa: afinal, o vencedor à tangente foi Rick Santorum e não Mitt Romney. A diferença foi mais simbólica do que estatisticamente significativa – mas a verdade é que retirou a Romney o estatuto (psicologicamente relevante) de vencedor dos dois estados de arranque – algo raro nas primárias republicanas.

As hesitações do multimilionário Romney em revelar publicamente os seus rendimentos também não ajudaram – e Mitt foi entrando em queda livre nas sondagens nas vésperas da Carolina do Sul, estado onde chegou a ter 20 pontos de vantagem.

Quem aproveitou foi Newt Gingrich. Os SuperPAC’s que o apoiam gastaram milhões em anúncios agressivos contra Romney – e o eleitorado mais conservador da Carolina do Sul foi-se identificando com o discurso tradicionalista de Newt.

Nem a entrevista-choque da segunda ex-mulher de Gingrich, Marianne, exibida no auge da luta pelos votos na Carolina do Sul, prejudicou Newt. Pelo contrário, até lhe proporcionou um dos melhores momentos desta campanha, com a resposta veemente, no último debate, contra «os media» e a suposta ajuda que dão a Barack Obama.

Com um discurso mais mobilizador, Gingrich passou os 40 por cento e relançou-se na perseguição a Romney. Mitt não conseguiu aproveitar a desistência de Jon Huntsman (que lhe pode dar ainda mais votos da ala moderada) e, em contraponto, o apoio de
Rick Perry serviu de combustível para que Newt Gingrich acelerasse no campo conservador.

‘Too risky to be nominee?’
É a grande questão lançada no campo republicano, depois da reviravolta da Carolina do Sul: não será arriscado equacionar Newt Gingrich como o nomeado presidencial do GOP?

É certo que o ex-speaker do Congresso se tem mostrado um leão nos debates (com respostas eficazes e argumentação politicamente sólida), mas a longa carreira de
Newt torna praticamente impossível que a sua equipa de campanha prepare uma lenda de um Gingrich inatacável, exibindo um poço de virtudes.

Mais «presidenciável», Romney manterá, por isso, a carta da «inevitabilidade» da sua nomeação, mesmo por quem, no Partido Republicano, assumidamente não morra de amores por ele.


Romney derrapou na Carolina do Sul e, afinal, não ganhou no Iowa: a estratégia "centrista" tem riscos para Mitt, apesar continua a parecer o mais "presidenciável"

Os resultados da Carolina do Sul foram claros na confirmação: as faces mais conservadoras do GOP não gostam de Mitt Romney – e olham para Gingrich como um republicano mais identificado com a ala clássica do partido. Apesar das infidelidades do seu passado pessoal, apesar das inconsistências.
Estão relançadas as dúvidas existenciais dos republicanos.

Santorum perdeu o comboio
Enquanto renasce o duelo Romney-Gingrich, Rick Santorum deverá entrar para a narrativa desta corrida à nomeação presidencial republicana como… ‘o tipo que podia ter feito história, mas passou ao lado dela’.

Soube, dias antes das primárias na Carolina do Sul, que, afinal, tinha mesmo ganho no Iowa (por 34 votos, depois das recontagens, e não a oito de Mitt Romney, como inicialmente se decretou), mas isso de pouco ou nada lhe valeu.

No New Hampshire, tinha perdido a oportunidade de ouro para se afirmar como o «candidato anti-Romney» -- não capitalizou o ‘momentum’ do Iowa e ficou-se pelos mesmos 9 por cento de Gingrich.

A estrondosa derrota para Newt (16 por cento, contra 40.5 de Gingrich) terá conotado Santorum como o grande perdedor da batalha da Carolina do Sul. Resta-lhe a esperança de entrar no ticket como vice-presidente – mas só se o nomeado for Romney, para fazer o equilíbrio entre o moderado e o ultraconservador.

Ron Paul, com um eleitorado mais fiel, ficou-se pelos 13 por cento. Nada mau para quem continua a ser propositadamente ignorado pelo ‘establishment’, mas talvez abaixo do que se chegou a esperar, depois de muito bons desempenhos nos estados de arranque.

O congressista do Texas confirma-se como o candidato de protesto, com ideias arrojadas – mas não passará disso.

Isso, isso, boa Newt!
A ‘surge’ de Newt Gingrich é uma excelente notícia para Barack Obama. A Casa Branca está, há meses, a trabalhar num Plano A. Esse plano prevê que o Presidente tenha em Mitt Romney o adversário mais temível na luta pela reeleição.

A equipa de recandidatura de Obama – de novo liderada pelo núcleo duro de Barack (David Axelrod, David Plouffe, Jim Messina) – considera Mitt o osso mais duro de roer. E calcula que, apesar de todas as dúvidas, a maioria dos delegados à Convenção Republicana acabar por nomear Romney.

Se esse Plano A não se confirmar, isso significará que Obama terá menores dificuldades em segurar a sua base natural de apoio: os democratas, os independentes e a classe média branca dos estados do Midwest.

Barack sabe que há uma fatia de perto de 35 por cento do eleitorado que nunca conseguirá convencer. Essa fatia votará sempre no candidato republicano – seja ele Romney ou Gingrich. Mas a zona flutuante de democratas ‘blue dogs’ e de republicanos moderados (que em 2008 preferiu, em massa, Obama a McCain e, dois anos depois, votou republicano para o Congresso), continua muito indecisa. Num duelo Obama/Romney, talvez prefira Mitt. Se a escolha recair entre o Presidente e Newt Gingrich, o lado mais racional e previsível de Barack deve prevalecer.

Por isso, sobretudo por isso, a campanha de Obama reagiu com sorrisos aos resultados da Carolina do Sul e exclamou: “Isso, isso, boa Newt!”

CAROLINA DO SUL – RESULTADOS
-- Newt Gingrich 40.5%
-- Mitt Romney 27.8%

-- Rick Santorum 16.97%
-- Ron Paul 12.97%

Sem comentários: