terça-feira, 21 de junho de 2011

Observatório 2012 (XV): Jon Huntsman é candidato



Jon Huntsman, 51 anos, ex-governador do Utah e embaixador dos Estados Unidos na China até Abril passado (nomeado por Barack Obama), anunciou esta terça-feira, em New Jersey, que é candidato à presidência dos EUA.

Huntsman junta-se, assim, a Mitt Romney, Michelle Bachmann, Tim Pawlenty, Herman Cain, Ron Paul, Newt Gingrich e Rick Santorum.

Com Mitt Romney como claro líder da corrida nesta altura, Huntsman tentará aproveitar a falta de capacidade mobilizadora de Pawlenty para se assumir como principal adversário do ex-governador do Massachussets na disputa do eleitorado mais moderado do Partido Republicano.

A fraca notoriedade nacional de Huntsman vai ser, nos primeiros tempos, um problema para o mais recente candidato às primárias republicanas. Mas as características de Jon podem torná-lo uma das maiores ameaças ao favoritismo de Romney.

É mórmon, como Romney; é um conservador moderado, como Romney. Mas tem um currículo internacional muito superior ao de Mitt: foi embaixador dos EUA em Singapura durante os anos Bush pai e embaixador na China na primeira fase da Administração Obama.

À Direita, Michelle Bachmann e Newt Gingrich poderão contar, em breve, com a concorrência de Sarah Palin ou, eventualmente, do governador do Texas, Rick Perry -- um conservador fiscal que tem recebido cada vez mais pressões para avançar com uma candidatura.

Rudy Giuliani mantém-se bem cotado nas sondagens, mas não deverá avançar. Donald Trump, Mike Huckabee, Mitch Daniels, Chris Christie, Marco Rubio e Paul Ryan já garantiram que não vão mesmo concorrer.

Tudo ainda muito confuso, mas com Romney a manter-se como favorito.

SONDAGEM RASMUSSEN REPORT:

-- Mitt Romney 33
-- Michelle Bachmann 19

-- Sarah Palin 10
-- Rudy Giuliani 10
-- Herman Cain 10
-- Newt Gingrich 9
-- Ron Paul 7
-- Rick Perry 6
-- Tim Pawlenty 6
-- Rick Santorum 6
-- Jon Huntsman 2

Sem comentários: