terça-feira, 12 de abril de 2011

Observatório 2012 (XII): Mitt Romney é candidato às primárias republicanas


Em algumas sondagens para a corrida republicana aparece em primeiro lugar. Em quase todas, surge nos três primeiros, a par de Mike Huckabee e Sarah Palin. Mitt Romney, 64 anos, ex-governador do Massachussets, anunciou oficialmente a criação de um Comité Exploratório, através deste video YouTube, gravado em Durham, New Hampshire (um estado de arranque, onde Mitt está a apostar forte).





Conservador nos costumes, governou, com forte popularidade, um estado liberal e aplicou uma reforma da saúde muito idêntica ao ObamaCare aprovado em Março de 2010.

Foi terceiro classificado nas primárias de 2008 e será um dos republicanos com mais hipóteses de disputar o centro político a Obama. Mas será que este Partido Republicano tão influenciado pelos movimentos radicais 'Tea Party' resistirá à tentação de virar mais à direita?

Só os próximos meses poderão responder. Até lá, está tudo à espera de saber se outras cartas importantes neste jogo (Sarah Palin, Newt Gingrich, Rick Santorum, Michelle Bachmann, Mike Huckabee, Mitch Daniels, Haley Barbour, Rudy Giuliani, Jon Huntsman ou Chris Christie) vão mesmo avançar, ou se alguns deles optam por não entrar na corrida.

Tim Pawlenty, antigo governador do Minnesota, 50 anos, outro possível candidato do sector mais moderado do GOP, também já anunciou a candidatura.

Até ao Verão, os dados do jogo já devem ficar mais claro. Do lado democrata, depois do anúncio a 4 de Abril de que Obama é obviamente recandidato, a questão não se porá: Barack será mesmo o nomeado.

Faltam 19 meses para as eleições presidenciais norte-americanas de Novembro de 2012.

Sem comentários: