quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Observatório 2012 (I)


SONDAGEM NBC/Wall Street Journal
-- Barack Obama 55% - Sarah Palin 33%
-- Barack Obama 47% - Mitt Romney 40%
-- Barack Obama 47% - John Thune 27%

São, ainda, dados muito iniciais, dado que estamos a 23 meses da eleição presidencial. Mas não deixa de ser curiosa esta enorme vantagem de Obama sobre qualquer opositor republicano, apesar das dificuldades que o Presidente tem tido nas suas taxas de aprovação.

Nos primeiros números sobre o duelo presidencial de 2012, Obama tem 22 pontos de avanço sobre a ex-governadora do Alasca (e candidata preferida do movimento Tea Party), Sarah Palin; 20 pontos de vantagem sobre o senador pelo Dacota do Sul, John Thune, e sete por cento de avanço sobre Mitt Romney, terceiro classificado nas primárias de 2008 e apontado como o republicano com mais hipóteses de vir a disputar o eleitorado do centro com o actual Presidente.

Quando a campanha para as primárias do Partido Republicano aquecer, é possível que haja uma recuperação dos números do GOP, mas fica registada a tendência, que tenho vindo a apontar nos últimos textos: pode não parecer à primeira vista, mas o favorito para a corrida presidencial de 2012, pelo menos para já, continua a chamar-se Barack Obama...

Sem comentários: