segunda-feira, 18 de maio de 2009

Obama na Universidade de Notre Dame



«Podemos não concordar no tema do aborto, mas mesmo assim podemos estar de acordo em que essa decisão tão difícil não é tomada pela mulher de forma leve. Tem, ao mesmo tempo, uma dimensão moral e espiritual. Por isso, vamos todos trabalhar para que o número de mulheres que recorrem ao aborto seja cada vez menor. Vamos tornar o número de gravidezes indesejadas mais pequeno. Vamos tornar o processo de adopção mais fácil. Vamos aumentar o apoio e o acompanhamento às mulheres que decidam levar as gravidezes até ao fim»

Obama, candidato pró-escolha durante a campanha, teve uma recepção calorosa no Indiana, numa universidade profundamente católica e contra o aborto. Foi vigorosamente aplaudido por uma maioria esmagadora dos alunos. Chegou a ser interrompido por contestatários durante o discurso, mas reagiu com um sorriso e com um diplomático: «That's fine, no problem...»

2 comentários:

maloud disse...

E como é que se altera o número das tais gravidezes indesejadas, se as clínicas católicas não aceitam qualquer método de contracepção?

Germano Almeida disse...

Daí o desafio de Obama à sua audiência católina na Notre Dame de, apesar das diferenças, passarem a trabalhar os dois lados ('pro life' e 'pro choice') para objectivos comuns. Será possível?