quarta-feira, 25 de março de 2009

Especial Tim Geithner (V): a opinião de Paul Krugman, Nobel da Economia


Paul Krugman, Prémio Nobel da Economia em 2008, foi um forte apoiante de Barack Obama durante as presidenciais. Tem caucionado a política económica adoptada neste início de mandato, mas, nos últimos dias, chegou a mostrar reservas em relação a algumas medidas de Tim Geithner.

Mas neste excerto da entrevista que concedeu, na semana passada, ao El País, e que foi publicada no úlimo número da Visão, Krugman deixa bem claro que faz uma avaliação muito positiva da Administração Obama, até agora:

-- Como avalia o Governo de Obama?
-- As melhorias são enormes. São políticas inteligentes e honestas, e só isso já esboça um mundo completamente diferente do que havia. O problema é que o Governo de Obama, mesmo sendo mais audaz que o habitual, está a ser demasiado cauteloso e prudente, dada a dimensão da crise. O plano de estímulo deveria ter sido, pelo menos, 30% superior, e não querem adoptar qualquer medida dramática sobre os bancos. As prioridades fixadas no Orçamento são excelentes; mas embora estejam a remar na direcção correcta, não estão a remar o suficiente.

-- Mas há domínios, como a Saúde e as políticas de despesa, em que Obama está a aplicar reformas profundas...
-- Há uma frase atribuída ao seu chefe de gabinete, Rahm Emanuel, que diz: 'Nunca se deve desaproveitar uma crise'. Isso define muito bem o seu espírito -- fiz a minha frase (risos). Reagan aproveitou a crise de 87 para mudar tudo, porque não haveremos de dar a volta a algumas coisas?

Sem comentários: