quarta-feira, 18 de março de 2009

Discursos Inspiradores (VIII): as 13 vitórias da Super Terça-Feira

«Our Time Has Come, Our Movement is Real and Change is Coming To America»


Hillary Clinton tinha recuperado da derrota no Iowa, com o «comeback girl» no New Hampshire e os triunfos seguintes no Michigan e no Nevada. Mas Barack retomara a esperança com um landslide na Carolina do Sul, de 55/27.

Na Super Terça-Feira, esperava-se que Hillary selasse a nomeação com triunfos folgados na Califórnia, Nova Iorque, Nova Jérsia e Massachussets. Mas o que se passou foi algo de extraordinário: a senadora ganhou, de facto, os maiores estados, mas por margens curtas. Barack beneficiou da distribuição proporcional e, mesmo perdendo as batalhas principais, arrecadou muitos delegados em todas elas.

E, surpresa das surpresas, foi o vencedor da Super Terça-Feira, ao arrecadar 13 estados, contra apenas nove de Hillary (sendo que o Novo México, que foi para Clinton, se mostrou um empate na contagem dos delegados).

Se dúvidas ainda residiam em alguns espíritos mais desconfiados, foi nessa noite, de 5 de Fevereiro de 2008, que ficou bem claro que Barack Obama era mesmo um candidato real à presidência dos Estados Unidos da América.

O seu discurso em Chicago, que aqui recordamos, foi a melhor prova disso.

Sem comentários: