sábado, 14 de março de 2009

Crise até 2012?


Paul Samuelson, 93 anos, Prémio Nobel da Economia em 1970, avisa, em entrevista à Visão (n.º835, de 5 a 11 de Março) para uma recuperação económica «extraordinariamente longa», talvez mesmo até... 2014. Preocupante, mas de leitura obrigatória:

-- A actual crise é comparável à Grande Depressão?
-- É muito semelhante e é certamente a pior experiência que a América e o mundo enfrentam desde o final da Segunda Guerra Mundial. Em alguns casos -- como no mercado imobiliário -- é ainda pior.

O período de recuperação será, parece-me claro, extraordinariamento longo, mesmo com grandes investimentos governamentais. Obama tem uma boa equipa -- incluindo o meu sobrinho Larry Summers. Mas como um velho veterano de batalhas na política económica, em Washington, estou seguro de que Obama enfrentará muita resistência.
A sua lua-de-mel será curta.

As projecções actuais, que apontam para alguma recuperação na segunda metade do 2009, são altamente implausíveis. Suspeito que não assistiremos à recuperação antes de 2012 ou, possivelmente, 2014. Um período que se assemelha ao que atravessou Roosevelt, desde a eleição, em 1933, até ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Sem comentários: