sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Judd Gregg, senador republicano, é o provável secretário do Comércio


Judd Gregg, 61 anos, senador republicano e antigo governador do New Hampshire, é o provável secretário do Comércio da Administração Obama.

Antigo líder do Comité do Orçamento no Senado, Gregg é senador desde 1993. Formado em Columbia, este advogado ligado ao mundo dos negócios é tido como um republicano moderado.

O cargo de secretário do Comércio ficou vago após o recuo de Bill Richardson. O governador do Novo México já tinha aceite a nomeação, mas renunciou após saber que estava a ser investigado num caso de eventuais financiamentos ilícitos da sua campanha presidencial.

Ainda não está confirmado, mas a aceitação de Gregg é muito provável. Obama já o terá convidado, apostando assim em mais um republicano no seu governo (que já tem Robert Gates na Defesa e Ray LaHood nos Transportes).

O Partido Republicano não vê com bons olhos a saída de Gregg do Senado, dado que aumenta ainda mais a diferença para o número de senadores democratas no Capitólio.

O GOP pretende manter os 41 senadores que conservaram após as eleições de Novembro (são necessários 40 para garantir a minoria de bloqueio, o filibuster). Se Gregg for mesmo para a Administração Obama, os dirigentes republicanos pretendem a garantia por parte do governador do New Hampshire, John Lynch, a quem cabe a decisão de nomear o sucessor de Gregg no Senado, indique um republicano.

Sem comentários: