quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Tom Vilsack provável secretário da Agricultura


Tom Vilsack, 58 anos, ex-governador do Iowa, candidato nas primárias do Partido Democrata em 2008, deverá ser o secretário da Agricultura da Administração Obama.

Fontes da equipa de transição para o poder lançaram, esta terça-feira, a indicação aos jornais e sites de referência da política americana, pelo que o Presidente eleito deverá confirmar esta escolha nos próximos dias.

É mais uma prova de «reconciliação» interna de Obama, que depois de já ter escolhido Joe Biden para vice-presidente, Hillary Clinton para secretária de Estado, Bill Richardson para secretário do Comércio, além de vários nomes ligados aos anos Clinton em postos importantes da Administração (Larry Summers, Susan Rice, Eric Holder, Rahm Emanuel, John Podesta, entre outros), acaba de escolher mais um antigo rival nas primárias democratas.

Vilsack foi o primeiro democrata a declarar a sua candidatura presidencial, ainda corria o mês de Novembro de 2006 (dois anos antes das eleições!). Acabou por ser, também, o primeiro a desistir, fê-lo em Fevereiro de 2007 (11 meses antes de começarem as votações das primárias, portanto).

Governou o estado do Iowa entre 1999 e 2007, ajudando os democratas a «recuperar» um estado que, ideologicamente, estava a pender para o lado conservador nos últimos 15/20 anos.

Ao chamar Vilsack para o seu núcleo duro, Obama reforça o pendor «Midwest, average America» que o ajudou a obter a ampla maioria de 53% dos votos.

1 comentário:

maloud disse...

Com certeza a política dos subsídios anacrónicos irá continuar. Uma espécie de PAC americana.