quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Steven Chu provável secretário da Energia


Steven Chu, 60 anos, professor de Física na Universidade de Berkeley e director do Lawrence Berkeley National Laboratory, Prémio Nobel da Física em 1997, deverá assumir o cargo de secretário da Energia na Administração Obama.

Será o segundo asiático-americano da equipa do Presidente eleito: depois da escolha do nipo-americano Eric Shinseki para os Veteranos de Guerra, é a vez de um sino-americano.

O professor Chu é um especialista em questões energéticas. Não tem qualquer experiência política, mas é um respeitado académico, nas áreas da física, biofísica, física de partículas e atómica.

A confirmar-se esta indicação será mais uma escolha de elevadíssima qualidade académica e intelectual para o futuro governo norte-americano. Obama tem-se preocupado em escolher os melhores em cada área, independentemente da sua área ideológica, racial ou política («bring the country together», «we are the united states of america», lembram-se?).

Pelo menos até agora, as ideias fortes da campanha estão a ser levadas à prática. Apesar de certas desilusões precipitadas da ala liberal do Partido Democrata e de uma esquerda obsoleta que vai definhando na Europa... (falaremos sobre o tema com mais profundidade, em breve)

Sem comentários: