domingo, 14 de dezembro de 2008

Estrela de Obama resiste a sombras do 'Blagojevichgate'


O Presidente eleito mantém níveis de aceitação muito elevados, apesar das possíveis ondas de choque do caso Blagojevich. Até agora, nenhuma prova aponta para qualquer ligação de Obama ao escândalo da tentativa de venda do seu lugar no Senado, cuja decisão é da exclusiva responsabilidade do governador do Illinois, Rod Blagojevich, que esse sim está em maus lençóis. O que este caso volta a provar, para quem ainda teria dúvidas, é que a política em Chicago se faz com regras muito, muito próprias... E até a isso, 'Saint Barack' tem saído imune

Naquilo que verdadeiramente interessa para o trabalho de transição para o poder, os americanos continuam a apoiar fortemente as escolhas de Obama.

De acordo com uma sondagem Fox News/Opinion Dynamics Poll...

-- 72% dos americanos acreditam que Hillary Clinton foi a escolha certa para chefiar a diplomacia

-- 56% acreditam que as escolhas para a Administração, em geral, apontam para uma «verdadeira mudança» (e apenas 35% falam em mais do mesmo)

-- 65% dos americanos classificam a qualidade da futura Administração como «boa ou excelente» (contra apenas 28% que falam em «razoável ou medíocre»)

-- 19% dos americanos acreditam que Obama será «um dos melhores Presidentes da História»; 43% acreditam que será «um bom Presidente»; 23% acreditam que «estará na média»; 5% «abaixo da média»; 6% «um dos piores»

3 comentários:

maloud disse...

Parece-me excessiva a atençao da da a este episódio pelos media americanos em comparação com a cobertura da escandaleira do Madoff.

Germano Almeida disse...

Sim, tb me parece exessiva essa atenção, embora seja de uma extrema gravidade que um lugar no US Senate tenha sido posto à venda.

O caso acresce de gravidade, pelo facto de esse lugar ter sido deixado vago pelo Presidente eleito.

Até agora, não há qq dado que comprometa Obama, pelo q não me parece q isto possa chamuscar a imagem do futuro Presidente.

Mas há uma inquestionável ligação a fazer com o mundo de Chicago, no qual Obama se moveu durante anos, a sua família política, vamos dizer assim.

Das pessoas próximas de Obama, só Rahm Emanuel poderá ainda vir a ter alguns problemas, pois terá apresentado a Blagojevich uma lista de nomes passíveis de suceder a Obama no Senado.

No entanto, as escutas do FBI são muito claras a ilibar as pessoas próximas de Obama, q sempre recusaram ao governador a ideia de pagamentos em troca de garantias deste ou daquele nome. E mesmo Emanuel parece estar totalmente limpo nisto.

maloud disse...

Grata pelos esclarecimentos adicionais. A maratona natalícia impede-me de seguir passo a passo o que por lá vai acontecendo.