sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Coisas do Sexta (VII): o caso Valerie Plame dava um filme... e vai dar mesmo


Trabalho publicado no jornal Sexta de 14 de Março de 2008:

ESCÂNDALO O «caso» Valerie Plame, que abalou a Casa Branca, vai passar para o grande ecrã. Nicole Kidman fará o papel de esposa do embaixador Wilson, que era afinal agente secreta da CIA. Uma história como nos filmes

Quando a realidade
se antecipa à ficção


Se o governo do país mais poderoso do Mundo patrocinasse a revelação pública de um agente secreto que estava ao seu próprio serviço, o caro leitor ficaria preocupado?
E se esse agente encoberto fosse uma loura vistosa, mulher de um embaixador num pequeno país africano, acharia a história ainda mais interessante?
Pois bem, a protagonista, no cinema, deste enredo digno de James Bond será Nicole Kidman.

Mas isso vai ser no grande ecrã, pois o lado mais fascinante só vem agora: é que esta história aconteceu mesmo e tem Valerie Plame como peça central de um novelo no qual se enredaram o então chefe de gabinete do vice-presidente dos Estados Unidos, Lewis Scooter Libby; o ex-número dois da diplomacia americana, Richard Armitage; Karl Rove, arquitecto das vitórias eleitorais que levaram Bush a dois mandatos na Casa Branca; o vice-presidente Dick Cheney e, por arrasto, o próprio George W. Bush.
Um enredo deste estilo (que reúne espiões, poder, mulheres bonitas, diplomacia e mentiras refinadas) costuma servir os realizadores que gostam de fazer filmes conspirativos, daqueles que exploram a ideia de que «isto está tudo ligado». Mas no Plamegate… estava mesmo.

O Presidente
teve que saber

O contexto do escândalo leva-nos a 2003, o ano em que a Administração Bush planeou, negociou e acabou por concretizar a invasão do Iraque.

Perante as dificuldades em convencer a comunidade internacional, havia que obter um argumento que levasse os principais aliados a apoiarem a decisão de avançar para a guerra.

Levado pelos neocons a pôr em prática a Doutrina Bush, que advogava a «guerra preventiva» para combater o terrorismo, o Presidente dos Estados Unidos necessitava de obter provas de que Saddam Hussein tinha mesmo «armas de destruição maciça» que poderiam ameaçar o resto do Mundo.

A CIA pôs-se em campo e num dos relatórios desenvolvidos terá referido negociações entre o Iraque e o Níger. Semanas antes do início da guerra, Colin Powell, que era chefe da diplomacia norte-americana, usou essa informação na exposição apresentada no Conselho de Segurança das Nações Unidas, acusando o Iraque de ter comprado urânio enriquecido, tipo yellowcake, ao Níger. Mas Joseph Wilson, que fora embaixador naquele país africano, garantiu meses depois, em artigo no New York Times, que a acusação era falsa e havia sido deturpada pelo próprio governo americano, para legitimar a intervenção militar.

Dias depois, um artigo no mesmo jornal, assinado por Robert Novak, revelou que a mulher de Wilson, Valerie Plame, era uma agente encoberta da CIA – e que havia sido nessas funções que ajudara a colocar o marido no Níger.

A carreira de Valerie ficou destruída, mas este era só o início de uma dura investigação judicial.

Judith Miller, ex-jornalista do New York Times, esteve presa durante três meses por se recusar a revelar em tribunal qual era a fonte que lhe concedera documentação relevante sobre o Plamegate, apesar de Miller nunca ter escrito sobre o caso.
A fonte, soube-se mais tarde, era Lewis Libby. O então chefe de gabinete de Dick Cheney foi condenado a 30 meses de prisão, por obstrução à justiça e perjúrio, mas acabou por beneficiar de um perdão de George W. Bush.

A credibilidade do Presidente saiu muito chamuscada com toda esta história. Terá sido, aliás, o início da queda de Bush, que se prepara para abandonar a Casa Branca com uma das taxas de aprovação mais baixas de um Presidente em fim de mandato.

************* ******************* *****************

VALERIE PLAME, BELA E MISTERIOSA

A mulher do embaixador
que afinal era agente da CIA


No centro deste caso digno de um enredo de filme policial está uma mulher bonita, de aspecto vistoso, com os seus cabelos louros impecavelmente penteados e um sorriso profissional.

Nascida em Anchorage, Alaska, há 44 anos, Valerie Elise Plame Wilson foi conhecida, até ao Verão de 2003, como esposa do embaixador norte-americano Joseph Wilson, na altura em funções no Níger.

Quem reparasse naquela mulher elegante e assertiva, casada com um diplomata, não imaginaria que estava na presença de uma agente encoberta da CIA.

A verdade veio à tona a 14 de Julho de 2003, por via de um artigo de Robert Novak no New York Times: Valerie trabalhava, há quase duas décadas, para a agência federal que recolhe informações de relevo para o estado norte-americano.

A revelação de Novak (colunista que assina, há quatro décadas, o Inside Report), surgiu dias depois de um artigo escrito pelo marido de Plame, também no New York Times, sob o título ‘What I didn’t find in Africa’ (O que não encontrei em África).
No texto, Joe Wilson acusou a Administração Bush de ter deturpado intencionalmente informação da CIA, de modo a deixar entender que o Iraque comprara urânio enriquecido ao Níger.

Foi o início do fim da carreira secreta da bela Valerie Plame: «Destruíram a minha vida profissional. Quando a identidade de um agente secreto é tornada pública, não há caminho para trás. O que andei a construir, à custa de trabalho árduo e muita dedicação, foi por água abaixo por causa desse artigo», desabafou Valerie, em entrevista concedida ao 60 Minutes da CBS. A sua colaboração para a CIA cessou oficialmente em Dezembro de 2005.

Novak garantiu que as suas duas fontes eram «dois altos funcionários da Administação americana». Soube-se, depois, terem sido Richard Armitage e Karl Rove, numa confirmação de que a «vingança» contra o casal Wilson partira da própria Casa Branca.

Como é hábito acontecer nos Estados Unidos, Valerie Plame publicou um livro a contar a sua história. Fair Game: My Life as a Spy, My Betrayal by the White House (Jogo Limpo: A Minha Vida como espia, a Traição da Casa Branca).

Obviamente, tornou-se um best-seller.

************* ***************** *************

O URÂNIO QUE O IRAQUE TERIA COMPRADO AO NÍGER

A mentira em que até
Colin Powell acreditou


Fevereiro de 2003. Numa longa exposição feita no Conselho de Segurança das Nações Unidas, o então secretário de Estado Colin Powell apresenta a argumentação da Administração norte-americana para se avançar para uma intervenção no Iraque.
Os tambores da guerra rufam com uma intensidade que não deixa ilusões: a América já decidiu que iria haver uma segunda guerra no Golfo.

Para legitimar a decisão do Presidente Bush e dos seus amigos Dick Cheney, Donald Rumsfeld e Paul Wolfowitz – os mentores da Doutrina Bush --, havia que convencer os aliados tradicionais dos Estados Unidos da «necessidade imperiosa» de depor Saddam.
Colin Powell — estratega militar da vitória na primeira guerra do Golfo, conotado com a ala moderada da primeira Administração de Bush filho — toma como válida a informação que lhe fora disponibilizada pelos serviços de inteligência e afirma ao Mundo que o Iraque comprara «urânio enriquecido ao Níger».

Até o culto e experiente Powell caíra na esparrela, apesar das dúvidas levantadas por Hans Blix, chefe dos inspectores de desarmamento nomeado pelas Nações Unidas ao Iraque, que nas sucessivas visitas ao terreno nada conseguira detectar.

2 comentários:

maloud disse...

Duvido que o Colin Powell tenha caído totalmente na esparrela. Atràs dele na ONU não estava um senhor da CIA a caucionar aquele disparate?

Germano Almeida disse...

É verdade, mas estou convencido que Colin Powell se apercebeu, mais tarde, que foi enganado pela CIA.

A sua decisão de abandonar a Administração no segundo mandato de Bush prova a ruptura completa com a visão seguida pelo Presidente (o filme W., de Oliver Stone, explora isso muito bem).

Altos dirigentes da CIA chegaram a admitir que foram, eles próprios, induzidos pela Administração Bush a apresentar «provas» que legitimassem a teste das WMD. Seria cómico, se não tivesse sido trágico.

Bom fim-de-semana, cumprimentos.