quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Penny Pritzker no Comércio, Janet Napolitano na Segurança Interna


Penny Pritzker, 48 anos, será secretária do Comércio

Já há mais dois nomes escolhidos para a Administração Obama. E são duas mulheres:

Janet Napolitano, 51 anos, governadora do Arizona, será a secretária da Segurança Interna. Penny Pritzker, 48 anos, empresária de sucesso, da família Prizker (detentores de uma maiores fortunas de Chicago), será a secretária do Comércio.

São duas escolhas esperadas, que reforçam a ideia de que Barack está a virar-se, agora, para as pessoas que mais o apoiaram.

Penny foi uma das maiores financiadoras de Obama, desde a sua eleição para o Senado. Na corrida presidencial, dirigiu uma das mais bem-sucedidas campanhas de angariação de fundos da história.

Janet tem sido uma das principais conselheiras de segurança interna de Obama e, como governadora do Arizona, teve tanta influência na campanha de Barack que o estado que John McCain representa no Senado há 22 anos chegou a estar em perigo para os republicanos.

Com estas escolhas, o número de mulheres na futura Administração aumenta, diminuindo as hipóteses de Kathleen Sebelius (governadora do Kansas, que esteve na shortlist para a vice-presidência) vir a ser escolhida para a pasta da Educação.

Quanto a Hillary Clinton, mantém-se como provável secretária de Estado, mas a confirmação demora a aparecer. No próximo post, explicarei porquê...

Sem comentários: