segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Olá a todos

Este é o primeiro post do blogue Casa Branca.

Decidi lançá-lo porque isto da política americana, para muitos de nós, parece que interessa mais do que a política cá do sítio. Seja por boas ou más razões, isso já é outra conversa.

O duelo presidencial de 2008, ocorrido a 4 de Novembro, foi um momento histórico. Apanhou muita gente de surpresa, sobretudo aqueles que continuavam a achar que «os americanos nunca iriam eleger um tipo que é negro». A América, que como vimos nos anos Bush, é capaz do pior, também mostra esta impressionante capacidade regeneradora.

Dias depois da consagração de Barack Obama, começa a ser tempo de olhar para a frente e antever como será a transição na Casa Branca. E é por estarmos neste momento definidor que me apeteceu lançar este novo espaço, de modo a acompanhar do início até... sabe-se lá quando e onde a Administração Obama, que tomará posse a 20 de Janeiro de 2009.

É isso que, nos próximos dias, irei fazer: lançar esboços do que poderão ser os anos Obama, com textos sobre as pessoas que o irão acompanhar na Casa Branca, curiosidades históricas, tendências, opções que poderão ser tomadas.

Pelo meio, quem quiser recordar a fantástica corrida eleitoral de 2008 poderá ler (ou reler) o que fui escrevendo, desde 2003, sobre política americana, com «remakes» que irei publicar de textos escritos na Grande Loja do Queijo Limiano (Setembro 2003-Novembro 2008) e no jornal Sexta (Dezembro 2007-Novembro 2008).

Ah, e está claro, cá espero reacções, críticas, reparos, correcções, seja o que for.

Até já pessoal e obrigado pela preferência.